28 junho 2012

Ictericia Neonatal

Todo mundo diz que é normal, mas cuidado ela pode ser perigosa!
Vamos entender um pouco mais sobre a Ictericia


Icterícia é uma condição comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarela da pele e do branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue. A bilirrubina é um pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue.
A criança fica ictérica quando a formação de bilirrubina é maior do que a capacidade do seu fígado de metabolizá-la.
Muitos bebês, logo depois que nascem, ficam com um tom de pele amarelo-alaranjado que pode se estender também para as conjuntivas (o branco dos olhos) e outros tecidos do corpo. O nome desse quadro é icterícia neonatal.
Essa doença, que deixa a pele do bebê  amarelada, atinge cerca de 80% dos recém-nascidos e, embora exija cuidados simples, nunca deve dispensar o acompanhamento médico
Na maioria das vezes regride espontaneamente em torno do décimo dia de vida do bebê, sendo importante o banho de sol pela manhã ou a tardezinha, pois a luz ajuda na eliminação da bilirrubina.
Banho de luz - Se a icterícia atingir um nível muito alto, será preciso que o bebê faça fototerapia ou banho de luz. A criança fica em um berço com uma fonte de luz que converte a bilirrubina impregnada na pele e nas mucosas em outra substância deixando a pele do bebê com coloração normal.
Esse tratamento é muito comum em prematuros e em bebês que a icterícia não desaparece espontaneamente. O aumento da bilirrubina acima de certos limites pode acumular-se no cérebro trazendo danos irreversíveis ao sistema nervoso, prejudicando o desenvolvimento do bebê. Portanto, cuidado redobrado, mamãe.
Existem outros tipos de icterícia que são mais graves e requerem mais atenção. Há a icterícia por incompatibilidade de grupo sanguíneo, que é a forma mais grave e aparece logo no primeiro dia de vida.
Acontece quando a mãe tem anticorpos que destroem as hemácias (componente dos glóbulos vermelhos do sangue) produzindo bilirrubina, ocasionando a icterícia. O tratamento depende do nível de bilirrubina e peso do bebê, podendo ser o banho de luz ou a exsangüinotransfusão (retirada de todo o sangue do bebê e a sua substituição por outro sangue, sem bilirrubina).
A icterícia pode estar relacionada também ao aleitamento materno, as causas são desconhecidas, podendo ser por que componentes do leite materno reduzem a excreção da bilirrubina. O tratamento pode ser a interrupção do aleitamento por 1 ou 2 dias ou o banho de luz.
São raras as vezes em que o acúmulo de bilirrubina seja grande que cause acúmulo no cérebro ocasionando prejuízos. A grande chance de isso ocorrer será se a mamãe não procurar um médico quando o amarelão do bebê for muito intenso ou em prematuros muito graves.
A icterícia não é uma alteração para maiores preocupações. O ideal é ficar de olho e a qualquer dúvida procurar o pediatra do bebê.


Dicas


Se as fezes e urina do bebê estiverem com coloração diferente procure imediatamente um médico.
O banho de sol até as dez da manhã e depois das quatro da tarde é muito importante.
Lembre-se sempre que o aleitamento materno é sempre o melhor para o bebê. Só o interrompa com recomendação médica.


"A nossa experiencia "


O Vítor teve Ictericia grave por incompatibilidade de grupo sanguíneo, pois sou fator RH negativo e ele positivo, só descobri isso quando passei a pior semana da minha vida.
Mamãe de primeira viagem tomei a vacina anti rogam antes e depois do parto que foi numa terça feira, no dia da nossa alta sexta feira da mesma semana o pediatra do hospital me disse que ele estava um pouquinho amarelinho e que eu poderia dar banho de sol que não teria problema nenhum, como já tinha ouvido de várias outras mamães que seus filhos também tiveram a ictericia não me preocupei.
A estação era verão e muito quente no começo de dezembro, tentei coloca-lo no sol no período da manhã mas as sete horas já estava queimando em 2 minutos que o expus ao sol, deixei para tarde que choveu muito, e todos os dias da semana pós alta foi assim.
Enfim não foi possível dar o banho de sol, bom como toda mamãe sabe a primeira semana de um bebê em casa é bem atribulada, entre visitas, mudança de rotina, inicio da amamentação, e entre outras coisas passou o fim de semana, na segunda feira, ou seja no sexto dia após o seu nascimento que é quando a ictericia atinge seu ápice, o levei para tomar a vacina BCG no posto de saúde, foi quando a enfermeira me alertou que ele estava muito amarelo e me aconselhou a leva-lo para o hospital, fiquei desesperada pois naquele momento pude perceber que o branco do olho também estava amarelo, corri para o hospital, onde foi feito exame de sangue e a bilirrubina no sangue estava 24, sendo o normal 0.2, imaginem... O médico disse que internaria de emergência ou meu filho poderia ter danos cerebrais graves, tive problemas nesse hospital pois o único leito vago era ao lado de uma criança infectada, fui para outro hospital e tomei o cuidado de ligar para o plano de saúde para confirmar se nesse outro eu poderia interna-lo sem dificuldades, fui tranquilizada pela atendente dizendo que esse hospital poderia sim atender essa necessidade.
Cheguei nesse hospital e tal qual foi minha surpresa... O convênio se negava a fazer a internação e queriam  transferi-lo para o hospital conveniado deles do outro lado da cidade.
Isso já era por volta das 22:00 hs, se as 18 hs meu filho estava com 24  de ictericia, imaginem aquela hora, briguei muito com o convenio, meu marido rodou o hospital todo, ligou para empresa que nos beneficiava pelo convenio, até na policia nós ligamos, tal qual era o desespero.
Estava operada e sentindo dores, mas a minha maior dor era ver meu filhinho em meus braços da cor de uma cenoura e ainda sim sorria pra mim, foi quando nosso advogado nos orientou a interna-lo particular naquele mesmo hospital para  depois recorrer aos nossos direitos..
E assim foi feito, meu filho foi internado já passava da meia noite e ficou na UTI com vários outros bebês na fototerapia, fiquei um pouco mais tranquila, mas no dia seguinte o médico disse que a bilirrubina tinha abaixado apenas para 19 e que seria necessário fazer uma transfusão de sangue caso no próximo exame não estivesse abaixado significadamente, chorei, sofri, não dormi, não pude amamenta-lo, pois ele não poderia sair da luz para nada, rezei demais e me apaguei com Deus de uma maneira inenarrável.
No próximo exame graças a Deus tinha abaixado para 11, ainda estava alto, mas já não corria o risco ta temida transfusão, e nos próximos dias o índice só foi abaixando, e após 5 dias de internação  ele teve alta e voltou para o seu lar.
Espero ajudar mamães que estejam passando por isso e fiquem atentas a ictericia na maioria das vezes é normal, mas pode se tornar algo grave podendo trazer vários riscos  ao bebê.


bjs Aline









0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...