13 março 2012

Só pode ser TERROR NOTURNO!

Mamães há alguns dias meu filho vem sofrendo acredito eu de terror noturno, não entendia muito bem do assunto, mas fiz umas pesquisas em sites de bebes e descobri que isso é mais comum do que se imagina, ele grita apavorado de madrugada, detalhe que é toda madrugada agora, senta na cama de olho aberto mais chorando demais, e não a nada que faça ele parar, conversar, pegar no colo, fazer carinho, nada mesmo.
È desesperador ver quem a gente ama com medo e não poder fazer nada, a dica que é não mecha na criança que depois de um tempo ela acalma e dorme novamente, essa madrugada ele fez isso duas vezes...
Nós rezamos antes dele dormir, já estou o ensinando, para não ter pesadelos, mas esse terror ao que parece não tem muito a ver com pesadelos e sim com a agitação da criança, sono acumulado, enfim vou postar o que achei no babycenter na integra, caso alguém também esteja passando por isso fica a dica.



O que é terror noturno? 
Os terrores noturnos acontecem com pelo menos 5 por cento de todas as crianças, e podem começar já aos 9 meses de idade. São um transtorno do sono misterioso, que ocorrem quando a criança está numa fase em que dorme profundamente, mas não sonha. 


Durante uma crise de terror noturno, a criança pode chorar, gritar, gemer, sentar na cama e se debater. Mesmo que ela esteja de olhos abertos, não sabe que você está ali e não se acalma. A crise pode durar alguns minutos ou até mais de meia hora, e, depois que passa, a criança volta a dormir. No dia seguinte, não vai lembrar de nada. 


Mas isso não é um pesadelo? 
Os pesadelos ocorrem durante a fase do sono conhecida como REM (movimento rápido dos olhos), que é quando as pessoas sonham. Depois de um pesadelo, a criança tem idéia do motivo de estar assustada, e depois dos 2 anos começa a explicar o sonho. 


Outra coisa que acontece com os pesadelos é que a criança pode ficar com medo de voltar a dormir, e no dia seguinte consegue se lembrar de que teve um sonho ruim. 


O que eu posso fazer na hora do terror noturno? 
É claro que seu primeiro instinto vai ser tentar acalmar seu filho, mas é bem possível que nada que você faça adiante (afinal, ele está dormindo). O que dá para fazer é ficar por perto para garantir que ele não se machuque. Os especialistas recomendam nem mesmo falar com a criança ou pegá-la no colo, porque isso pode prolongar o episódio. 


Em 15 ou 20 minutos, seu filho deve se acalmar sozinho e voltar a dormir. É uma situação que costuma ser desesperadora para os pais: ver a criança ali tão assustada e não poder fazer nada. Mas é melhor, dizem os especialistas, não tentar acordá-la. Console-se ao saber que pelo menos ele não vai lembrar de nada depois. 


Há algo que eu possa fazer para evitar que o terror noturno aconteça? 
Sim, há várias medidas que você pode tomar para diminuir a chance de seu filho sofrer dos terrores noturnos. Em primeiro lugar, veja se ele está dormindo o suficiente. Crianças que ficam cansadas demais têm mais tendência a passar por terrores noturnos. 


Para fazer com que ele durma mais, prolongue a soneca da tarde, deixe-o dormir um pouco mais de manhã ou então coloque-o na cama mais cedo à noite. E capriche no ritual da hora de dormir, para ajudá-lo a se acalmar. 


Os terrores noturnos costumam acontecer na primeira metade da noite. Por isso, uma estratégia, se nada mais estiver funcionando, é dar uma leve acordada na criança de uma a duas horas depois de ela ter adormecido -- cerca de 15 minutos antes do horário em que as crises costumam acontecer. Com isso, o padrão de sono é alterado e há a possibilidade de o episódio de terror noturno ser evitado

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...