28 março 2012

Inicio da Amamentação



Bom vim escrever um pouco e o tema é AMAMENTAÇÃO, tema polêmico, alguns a favor outros contra, enfim vim contar a minha experiência.
Quando engravidei eu pesquisava diariamente em todos os sites sobre gravidez, bebes e todos os assuntos relacionados a esse universo.
Sempre quis amamentar, acho que esse ato além de alimentar o bebê com o que há de mais saudável em vitaminas também fornece imunidade sem igual e fora claro que  fortalece o laço entre mamãe e bebê.
Nas propagandas na tv as mães amamentavam dando risada e tudo parecia normal, enfim nunca fui orientada pela minha GO sobre a preparação do seio e eu não tinha bico algum., cheguei até a perguntar e ela me disse que não era preciso fazer nada, e foi exatamente isso que eu fiz NADA na gestação toda.
Bom, o nenê nasceu e conforme foi cesariana demorou umas 10 horas para tomar o leite materno, e la fui eu toda desajeitada com aquele pedaço de gente nos braços a dar de mamar, não sabia direito qual a melhor posição enfim... Não doeu
Meu Vítor sempre foi muito esfomeado parecia que  não saciava, eu achei que não tinha leite o suficiente, ou que o leite era fraco, essas coisas que toda mãe pensa eu acho! O  fato era que ele queria ficar grudado naquela posição horas a fio, la na maternidade confesso que cheguei a pedir a enfermeira umas duas ou três vezes que desse mamadeira a ele com o leite industrializado, pois estava muito cansada devido o parto e não estava aguentando.
Em casa a mesma coisa ele não largava de jeito nenhum, mamava sei la de meia em meia hora, não tinha tempo nem de ir ao banheiro, sério de verdade, mas coloquei na cabeça que iria amamenta-lo exclusivamente.
E assim foi, mas nessa altura meu seio estava todo dolorido e rachado, e a cada vez que meu pequeno acordava eu orava a Deus com todas minhas forças para que eu conseguisse alimenta-lo sem sentir dor, uma dor tão grande que nunca pensei em sentir na vida, escorria sangue junto com o leite e ele mamava mesmo assim (OH FOME), e eu chorava de dor toda vez que ele pegava, não dava tempo das rachaduras cicatrizarem, fora que sentia uma dor nas costas absurda, acho que devido a posição que ficava horas a fio amamentando e devido o desaparecimento da barriga mudou o centro de gravidade do corpo sei lá, uma dor que durou umas duas semanas, não havia remédio ou pomada que passasse , usei no seio uma pomada lansinon se não me engano, que ajudou um pouco, mas mesmo assim doía demais, usei casca de banana e camomila , que davam uma aliviada também por conta de estar geladinho pois ficava na geladeira já pronta (dicas da mamãe que estava na minha casa me ajudando nos primeiros dias), sofri, uns 20 dias mais ou menos sentindo muita dor, mas todo noite agradecia a Deus por ter conseguido mais um dia amamentar sem usar nenhum outro tipo de leite, foi difícil, mesmo porque minha mãe vendo minha aflição sugeria varias vezes a dar mamadeira, mas eu não cedi, tinha medo dele se acostumar com  a mamadeira que é mais fácil a sucção e não querer mais o leite materno.
Mas  valeu a pena, com o passar do tempo o seio foi calejando e tudo ficou muito mais simples, Vítor continuava a mamar demais, me lembro que no nosso primeiro réveillon juntos ele tinha apenas 1 mês e passou a madrugada toda no peito.
Não me arrependo, faria tudo novamente se preciso, Vítor tem uma saúde de ferro graças a Deus, conto nos dedos de uma só mão as vezes que ficou resfriado, e nada mais, acredito que o leite materno exclusivo até os seis meses fizeram a total diferença em sua imunidade, inclusive ele só largou o seio quando já estava com 1 ano e um mês, mas porque eu insisti muito  (precisava voltar a trabalhar fora) veja aqui, aqui ou aqui os posts sobre   o desmame, mas se pudesse dar um conselho a uma nova mamãe que está sofrendo com inicio da amamentação eu diria, não desista, persista, seu bebê mereçe o melhor, sinta a dor, pois ela vai passar e vai ser muito gratificante você alimentar seu bebê, saber que ele está crescendo graças ao seu leite, fora o contato sem igual que você tem o seu filho (a), e ver o sorriso em seu rosto depois de estar satisfeito depois de mamar não tem preço!







Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. é muito bom amamentar não é Li, sinto saudades de quando meu bebê mamava no meu peito, mais a vida é assim, um ciclo que passou!!bj

    ResponderExcluir
  2. A amamentação não é facil, e ninguem fala sobre isso ne, realmente parece tudo lindo...
    Davi mamou pouco pelo refluxo forte que ele tinha, o leite não segurava e ele mamava de 20 em 20 minutos...
    O medico ja recomendou o leite anti refluxo o que melhorou bastante...
    Quando meu peito estava acabado eu tirava e colocava na mamadeira, assim dava tempo do bico descansar um pouco...
    Mas o fato é que não é facil ne....
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Realmente, e o pior que a gente sofre para iniciar e depois para tirar (seios inchados e doloridos), mas contudo vale a pena, bjs meninas.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...